O Rancho Folclórico "Luz dos Candeeiros", foi fundado em 22 de Maio de 1987,  filiado na federação do Folclore Português em 11 de Dezembro de 1989

e é sócio fundador da Associação Folclórica da Região de Leiria - Alta Estremadura, sendo parte integrante da secção Cultural do C.C.R.D. de Arrimal.

 Tem a sua sede na Freguesia do Arrimal, Concelho de Porto de Mós e  representa a região da Alta Estremadura.

  O Arrimal, freguesia essencialmente agrícola, inserida na serra dos candeeiros, tem no cimo desta o seu ex-libris, o Arco da Memória, mandado  Construir por D. Afonso Henriques. 

  Graças à iniciativa de um grupo de jovens, Arrimal viu o seu  Rancho Folclórico surgir, para que as tradições dos seus antepassados não se perdessem no tempo  e  continuassem a perpetuar-se pela vida fora. 

Assim, fizeram uma rigorosa recolha dos seus usos e costumes, das músicas e danças, dos trajes e bem assim da etnografia do povo de antigamente, respeitando o seu valor cultural que querem preservar pela vida fora.

  Pretende assim o Rancho Folclórico "Luz dos Candeeiros"  levar de terra em terra as recordações dos seus antepassados, mantendo-as vivas e respeitando-as  incondicionalmente em todos os aspetos.

  Tem participado nos mais conceituados Festivais Nacionais e Internacionais de norte a sul de Portugal, Açores (COFIT) e Madeira, no estrangeiro em Espanha, França, Itália e Menorca, sendo alguns deles no âmbito do CIOFF.

 

Organiza anualmente um Festival Nacional e Internacional de Folclore, aquando do seu  aniversario, e é um dos  organizadores do Festival da Lagoa Grande (Arrimal).