Domingueiros Ricos

ver ampliação

 

  O homem usava calça, colete e jaqueta de veludo castanho ou de fazenda preta com presilhas de seda entrançadas, camisa de linho branco com rendas, na cabeça chapéu castanho ou preto de copa redonda e aba larga com penas de pavão, cinta preta pela cintura com as pontas caídas atrás e calçava botas pretas de sola com tacão de prateleira.  

  A mulher usava saia de armur, blusa do mesmo tecido da saia e rendas brancas, no braço uma saquinha do tecido do fato. Na cabeça usava lenço chinês e chapéu janota ou de aba vertical, meias de algodão e calçava sapatos pretos de sola.

 

Domingueiros da classe Média

 

  O homem usava calça, colete e jaqueta de surrebeco cinzento, colete e jaqueta debruados a veludo preto, camisa de linho branco, cinta preta pela cintura com as pontas caídas atrás, na cabeça barrete preto e calçava botas pretas de sola e tacão prateleira.

ver ampliação
  A mulher usava saia e blusa de algodão às flores com rendas, a saia com fitas de algodão na roda, no braço uma saquinha do tecido do fato, meias de algodão, lenço às flores e chapéu janota ou de aba vertical ou chapéu de prato na cabeça, meias castanhas de algodão e caçava sapatos pretos de sola.

 

Domingueiros pobres e de ir ao mercado

 

  O homem usava calça, colete e jaqueta de surrebeco castanho, colete e jaqueta debruados a veludo preto, camisa de linho branco, cinta preta pela cintura com as pontas caídas atrás, na cabeça barrete preto e calçava botas castanhas de sola com tacão de prateleira.
ver ampliação

 

  A mulher usava saia e blusa de chita às flores, mas diferentes estampados, a saia com fitas de algodão na roda, no braço uma saquinha de chita, lenço de algodão atados de diferentes formas ao gosto da mulher, meias castanhas de algodão e calçava sapatos castanhos de sola.